Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.
Compartilhe:
Descrição do Livro
Os julgamentos feitos sobre o papel dos protestantes na sociedade moderna são contraditórios. Para uns, esse papel é benfazejo, exemplar. Para outros, é detestável, perigoso. Alguns sustentam que ele se encontra na origem das grandes democracias e do desenvolvimento econômico ocidental. Outros julgam que é responsável pelo individualismo destruidor da sociedade contemporânea e inspirador de todos os abusos do capitalismo. Eis o problema proposto: em que medida o protestantismo é um dos fatores determinantes do desenvolvimento das mentalidades modernas e das sociedades democráticas e industriais contemporâneas? Noutros termos: o que é, nessas sociedades, herança do protestantismo e o que provém de outras influências? Esse estudo fundamental de André Biéler ressalta o desafio dessas questões.
André Biéler (1914-2006) foi professor honorário da univerdade de lausanne. Nela ensinou Ética Social, assim como na universidade de Genebra. Era licenciado em Teologia e doutor em Ciências Econômicas. Antes de ser chamado para o magistério, exerceu o ministério pastoral. Primeiro, na igreja Reformada da França (em chey, próxima de Poitiers), Escreveu numerosas obras, especialmente O Pensamento Econômico e social de João Calvino, publicado no brasil pela Cultura cristã.
Compartilhe: